Insulina é um hormônio frequentemente usado em pessoas com diagnóstico de diabetes. Trata-se de um hormônio que deve ser administrado de forma subcutânea para ajudar a manter os níveis adequados de glicose no sangue. Sua eficácia depende de outros fatores além da prescrição médica da dose como o modo de administração correto e o armazenamento adequado. Muitas pessoas têm dúvidas a respeito do armazenamento da insulina, uma vez que sempre que compramos na farmácia ou pegamos no posto a insulina fornecida pelo governo a medicação vem refrigerada. Afinal, a insulina deve ser mantida na geladeira? Existe uma temperatura correta para manter a insulina?
A resposta é: depende!
Para a insulina que está lacrada e que não será imediatamente usada, o correto é armazenar sim na geladeira em temperatura ao redor de 2o a 8o graus. Isso vale por exemplo quando compramos mais de um frasco, caneta ou ampola, pois iniciaremos o uso de um frasco/caneta/ampola e os demais ficarão lacrados. Para manter o prazo de validade indicado pelo fabricante essa insulina deve ser mantida sob refrigeração. Evitar manter na porta devido a oscilação de temperatura e nunca congelá-la. Também devemos evitar o contato direto com os alimentos mantidos na geladeira, sempre armazenando a insulina em um saco plástico por exemplo.
Já a insulina que está em uso é uma opção manter fora da geladeira em temperatura ambiente (até 30o graus), por 4 a 8 semanas dependendo da insulina. A insulina NPH humana e a glargina podem ficar até 4 semanas fora da geladeira, já a insulina degludeca pode ficar até 8 semanas fora da geladeira. Inclusive, quando inicia-se o uso da insulina indicamos manter a insulina fora da geladeira pois o líquido gelado pode causar dor/ardência no momento da aplicação. Deve-se proteger a insulina da exposição direta solar e após o período determinado pelo fabricante a insulina deve ser desprezada após aberta.
Manter as recomendações de armazenamento da insulina é fundamental para o sucesso do tratamento e segurança do paciente. Esclareça sempre suas dúvidas com o seu médico.
Dra. Vanessa Aoki Santarosa Costa
Médica Endocrinologista formada pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo
Mestrado pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo
Foi médica colaboradora no Ambulatório de Diabetes Gestacional da UNIFESP
Atua em consultório médico particular na Vila Mariana, Zona Sul, São Paulo.